{ Glossário Iniu }

Cada um de nossos sumos é feito exclusivamente com frutas, vegetais, sementes, grãos e superalimentos prontos para ir ao copo em menos de um minuto. Todos os ingredientes foram seleccionados por suas funções benéficas ao corpo. Conheça todas elas em nosso Glossário INIU.

Abacaxi

Rico em: vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelaína. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão. 

Para além de ter propriedades digestivas, tem também funções anti-inflamatórias, ajudando assim a recuperar pequenas lesões, inflamações e inchaços.

Açaí

Rico em: fibras, antioxidantes, aminoácidos/proteínas, ómega 3 e 6, fitonutrientes, tiamina (B1), ribo-flavonóides (B2), niacina (B3), C, E, A e também minerais como: ferro, fósforo, cálcio e potássio, que são nutrientes importantes para o fortalecimento dos ossos, e também dos músculos, e dar suporte energético em dietas de emagrecimento devido ao seu valor nutricional.

Esta fruta também tem um alto teor de fibras e antioxidantes chamados antocianinas, que protegem contra os radicais livres. 

O açaí também contém beta-sitosteról, campesterol e estigmasterol, estes fitosteróis são benéficos para o coração e a saúde cardiovascular e são considerados benéficos para a digestão. 

O Açaí tem níveis “ORAC” (capacidade de absorção dos radicais oxidantes) bastante elevados, uma colher de chá fornece 1500 unidades e duas colheres chegam às 3000. O açaí também oferece a redução do colesterol “mau” conhecido como LDL, e ajuda a perder peso. O nosso açaí em pó é orgânico e 100% puro e tem um sabor muito agradável.

Acerola

É das frutas com maior concentração de vitamina C, essencial para o sistema imunitário, e para um bom funcionamento das células como um todo.

No cérebro, ela desempenha um papel importante no sistema de produção e energia dos neurónios.

Aipo

Rico em: cálcio, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas A, B, C, E e K. Tem elevada concentração de água, sendo muito hidratante. 

Auxilia na eliminação dos gases intestinais e na eliminação das toxinas e na excreção do ácido úrico do aparelho digestivo. 

Possui ação diurética, ideal para controlar a retenção de líquidos.

alfafa

O nome significa em árabe “o melhor alimento” e “pai de todos os alimentos”.

Trata-se de uma planta leguminosa, também conhecida por luzerna. É muito nutritiva e contém quantidades significativas de proteína, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A,C, D e E.

É um dos alimentos com mais clorofila (aproximadamente 1g em 100g), resultando na sua rica cor verde.

Contém grande quantidade de folato e é considerada alcalinizante.

É fonte de fitoestrogénios, substâncias vegetais que têm ação semelhante ao hormónio estrogénio, que pode auxiliar a amenizar os sintomas da menopausa.

Amora

Rica em: ácidos orgânicos; vitaminas A, B, C, E, K; minerais (potássio, magnésio e ferro) e fibras.

Este fruto possui propriedades antioxidantes, o que faz com que seja benéfico para diferentes problemas do organismo, como por exemplo, a hipertensão. 

A amora contem carotenóides, o que faz com que seja bom para a saúde ocular.

 

aveia

Rica em: ferro, essencial para o transporte de oxigénio e formação de glóbulos vermelhos no sangue; magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário e para o desenvolvimento dos ossos e dentes; manganês, um mineral que atua juntamente com diversas enzimas para facilitar os processos metabólicos e tem ação antioxidante; fósforo, que tem um papel fundamental na saúde dos ossos e dentes; 

Fonte de vitaminas do complexo B, que garantem a produção de energia e o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal. 

Excelente fonte de fibras solúveis: contribuem positivamente para o controlo das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Ajuda na perda de peso devido à capacidade de nos manter saciados por mais tempo.

bagas goji

Estas bagas são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta: contêm 18 tipos de aminoácidos (incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais) e uma poderosa combinação de polissacarídeos, carotenóides (substância antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce), anticianinas, fitonutrientes, minerais e vitaminas B1, B2, B6 e E.

banana

Muito rica em sais minerais, a destacar o conteúdo de potássio e magnésio, fibras, proteínas e diversas vitaminas. 

Evita cãibras musculares por conter muito magnésio e potássio. Diminui o apetite porque sacia mais rapidamente do que outros alimentos, ajudando a emagrecer.

baobá

Rico em: antioxidantes, várias vitaminas (C, B1, B3 e B6), minerais como potássio, cálcio e magnésio.

O miolo deste fruto é também uma excelente fonte de fibras, sendo também considerado um bom amigo da flora intestinal.

beterraba

Rica em: antioxidantes e vários minerais, como ferro, sódio, potássio, magnésio. 

A cor vermelha da Beterraba deve-se à presença de betaína. 

É um antioxidante natural que ajuda e purifica o sangue. 

É uma excelente fonte de fibra dietética que ajuda na digestão. 

Possui um alto teor em fibras que ajudam a controlar o nível de açúcar no organismo.

canela

É uma boa fonte de ferro, cálcio, fibras e de manganês. 

Potente antioxidante que proporciona vários benefícios para a saúde. 

Ajuda a diminuir o colesterol.

Ajuda a regularizar o açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer doces.

canhâmo

A proteína de cânhamo contém todos os aminoácidos essenciais e é considerada uma fonte completa de proteínas de muito fácil digestão.

As sementes de cânhamo têm uma proporção perfeita de gorduras essenciais como ómega 3 e 6 que são ideais para a saúde humana e são igualmente ricas em minerais e fibras. 

Estas sementes cruas e a sua proteína têm muitos benefícios para a saúde como o aumento da energia, o suporte ao sistema imunitário e a ajuda para que o corpo funcione da melhor maneira possível.

cenoura

Rica em: fibras, que são importantes para manter o nosso sistema digestivo em bom funcionamento; antioxidantes; vitaminas A, B e C; e uma série de minerais importantes para a saúde corporal.

São, também, uma boa fonte de betacaroteno, uma substância que auxilia no desempenho dos recetores da retina, melhorando assim a visão.

courgette

A courgette é rica em potássio. 

É constituída essencialmente por água e oferece uma quantidade considerável de fibra e, a nível das vitaminas, destaca-se a presença de flatos (que pertencem à família das vitaminas B) e de uma pequena quantidade de vitamina C. 

Ajuda a perder peso uma vez que possui um baixo valor calórico. 

 Apresenta efeitos benéficos para os rins devido ao seu elevado nível de potássio e baixo nível de sódio (sal).

espinafre

Rico em: ferro e ácido fólico, elementos muito importantes para a saúde das células vermelhas do sangue.

Contêm, também, um elevado valor nutricional e propriedades reguladoras (cicatrizantes, tonificantes e revigorantes), pelo seu alto conteúdo em água e riqueza em sais minerais e vitaminas. 

Destaca-se a sua elevada concentração de cálcio, muito importante para os nossos ossos e dentes. São um antioxidante por excelência. 

Contêm um alto conteúdo em fibra, que ajuda a controlar e a regular o trânsito intestinal.

framboesa

Ricas em: vitamina A, B7, Ácido Fólico, Potássio e Magnésio.

São um alimento essencial numa dieta de perda de peso pois têm uma quantidade baixa de calorias. 

Os benefícios antioxidantes funcionam como um “escudo protetor” que tornam o organismo mais forte e ajudam a desintoxicá-lo.

Estudos científicos comprovaram que a aplicação direta deste fruto em células cancerígenas, leva à sua completa destruição, logo, conclui-se que a framboesa tem propriedades anti-cancerígenas.

gengibre

A raiz de gengibre estimula a digestão e tem, também, a capacidade de estimular o metabolismo corporal.

Atua como antioxidante por ser rica em magnésio, selénio e zinco. 

Contém vitaminas B3, B6 e vitamina C. 

Contribui para reduzir o colesterol.

GMOs

Sigla para alimentos geneticamente modificados.

Groselha

Rica em: vitamina A, B1, B2, B3, C e minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio). 

A baga e as folhas são conhecidas por terem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas, laxantes e anti-hemorrágica.

Esta fruta é ótima para desintoxicar o fígado e vesícula, purificar o sangue e combater a escassez de vitamina C.

guaraná

É um fruto com um enorme poder energizante. 

Contém uma estrutura química semelhante à da cafeína mas com um efeito mais eficaz do que a do café no que diz respeito ao seu poder energético, porque é libertado mais lentamente no corpo e assim fornece uma energia com maior duração. 

É um alimento termogénico que promove o aceleramento natural do nosso metabolismo. Estimula o trânsito intestinal contribuindo ativamente para desintoxicar e limpar o corpo.

Hortelã

 As suas folhas são ricas em: vitaminas A, B, C e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio). 

É uma planta aromática de cheiro puro, refrescante e de sabor intenso. São descongestionantes e ajudam a evitar situações de azia e má digestão.

Tem poderes anti-histamínicos, devido à presença de flavonóides. Assim sendo, podem auxiliar no alívio de sintomas de alergia.

kale

Rica em: vitaminas A, C, E e K, ferro, ácido fólico, ácidos gordos essenciais, ómega 3, magnésio, cálcio, ferro, fibras e proteínas. 

A Kale concentra uma grande variedade de nutrientes ao mesmo tempo que tem um baixo teor calórico.

Rica, também, em fibras que ajudam a regularizar o trânsito intestinal. É um dos alimentos com maior capacidade desintoxicante.

laranja

Fruto popularmente conhecido por ser rico em vitamina C, mas além desta vitamina, também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonóides, que aumentam o seu valor nutritivo. 

Os principais benefícios da laranja são as suas propriedades antioxidantes. Devido às suas propriedades naturais, a laranja traz muitos benefícios à saúde, entre os quais podemos citar: o combate ao colesterol,  ajuda a controlar a pressão sanguínea, a melhoria dos problemas digestivos, estimula as funções intestinais, ajuda a prevenir gripes e infeções por reforçar as defesas do organismo, estimula o sistema circulatório.

limão

Rico em: vitamina C, potássio e ferro.

Ajuda no processo de emagrecimento, uma vez que possui fibras que diminuem o apetite. 

Tem uma ação de proteção das células, por ser antioxidante. 

Facilita a digestão e ajuda regular a absorção dos açúcares pela presença de fibras solúveis, como a pectina.

Tem ação alcalina, isto é, equilibra a acidez no sangue. 

Tem enzimas que estimulam o bom funcionamento do fígado e propriedades diuréticas que favorecem os rins. 

linhaça dourada

Trata-se de um dos alimentos mais ricos em Ómega 3. 

Contem umas substâncias conhecidas como lignanas, que são são fitoesteróides usados como terapêutica de substituição dos estrógenios. 

São ainda uma excelente fonte de fibra e de proteína e os seus benefícios nutricionais estão mais disponíveis quando são consumidas trituradas. 

São uma boa forma de dar consistência às suas receitas porque formam um gel gomoso. Podendo ser usadas como substituto do ovo ou como um substituto parcial da farinha (quando trituradas).

lúcuma

Rica em: niacina, ferro, hidratos de carbono complexos, minerais e vitaminas B1 e B2. 

É uma fruta rica em betacaroteno, que fortalece o sistema imunitário. 

maca

Visualmente semelhante a um rabanete, a maca é um tubérculo de origem Peruana.

As características mais comuns são: a capacidade de aumentar a libido; a regularização da função hormonal e o poder de ajudar o emagrecimento.

Devido à quantidade de fibras presentes neste alimento, é uma excelente ajuda para o controlo da diabetes, uma vez que diminui a absorção de glicose no organismo.

maçã

Rica em: vitaminas (A, B1, B2, C, E), sais minerais (como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro), niacina, pectina (uma fibra que modera o apetite, porque dá a sensação de saciedade, ajuda também no controle da glicemia e do colestrol), 

Contem, também, taninos e flavonóides, fitonutrientes que agem como antioxidantes e anti-inflamatórios.

mirtilo

Rico em: vitamina A, B e C, magnésio, sais minerais, potássio, cálcio, fósforo, ferro, pectina, ácidos cítricos.

É conhecido como um fruto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Ajuda na diminuição do nível do colestrol.

papaia

Rica em: vitamina C e E, proteínas, fibras, carboidratos, cálcio, ferro, beta caroteno, ácido ascórbico, tiamina, riboflavina. 

As suas sementes são ricas em óleos graxos, proteínas, óleo volátil, glicosídeo, a enzima myrosin e em fibra. 

Indicada para acelerar o processo de digestão (uma vez que contribui para a limpeza do sistema digestivo e para a preparação da receção de novos alimentos) e para auxiliar o trânsito intestinal. 

Ajuda a melhorar a textura da pele, tom e traz brilho à pele graças à grande concentração de antioxidantes, vitamina C, vitamina E e betacaroteno.

pepino

É composto por mais de 90% de água. 

Rico em: vitaminas A, B e C (que aumentam a imunidade, proporcionam mais energia e aliviam as dores nas articulações), sais minerais (magnésio, potássio e silício), antioxidantes. 

Tem um elevado poder saciante. 

Estabiliza a pressão arterial. 

Contribui para a redução do colesterol , devido à sua riqueza em esteróis vegetais.

Ajuda na digestão devido ao seu elevado teor em fibras e água. 

proteína vegetal

Esta mistura de proteína à base de plantas é uma fonte de proteína saudável e de fácil digestão. 

É uma alternativa ideal para as proteínas do soro de leite e de origem animal utilizadas para aumentar a massa muscular em atletas e body builders, e também uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e vegans, ou pessoas que necessitem substituir a proteína animal por proteína vegetal completa. 

Para fazer esta mistura usámos três diferentes proteínas de origem vegetal: Proteína de Cânhamo, Proteína de Arroz e Proteína de Ervilha. 

As proteínas vegetais são facilmente absorvidas pelo organismo e são um complemento perfeito para qualquer dieta, especialmente para aquelas pessoas que comem principalmente comida crua, vegan ou vegetariana. 

Também é uma excelente suplementação diária para pessoas ativas, desportistas e crianças.

salsa

Contém vitaminas (A, e C), minerais (cálcio, ferro, magnésio, enxofre e potássio), bioflavonóides e propriedades diuréticas (o que é benéfico ao bom funcionamento dos rins e do sistema linfático).

sementes de abóbora

São ricas em magnésio (que funciona como um relaxante natural, benéfico para o coração); Ómega 3 e Ómega 6.

Ricas em aminoácido triptófano que no organismo se converte em serotonina, que ajuda a garantir uma noite de sono bem tranquila. 

Têm altos níveis de proteínas facilmente digeríveis que ajudam a estabilizar o açúcar do sangue quando consumido em pequenas quantidades ao longo do dia. 

São uma boa fonte de ferro, contribuindo para a construção do sangue e aumento de energia. 

Para além de serem uma excelente fonte de fibra também são alcalinizantes para o pH do corpo.

sementes de sésamo

Ricas em: vitaminas, proteínas, minerais (cálcio, zinco, magnésio, fósforo, ferro).

 

Devido ao facto de conter grandes quantidades de cobre, as sementes podem auxiliar na redução de inflamações, tendo assim um efeito anti-inflamatório.

Uma vez que estas sementes contêm vitamina B1 e triptofano, ajudam também na redução de dor, controlo do mau humor e melhoram a qualidade do sono. Isto porque, estas vitaminas auxiliam na produção de serotonina.

 

spirulina

É uma alga microscópica, rica em: vitaminas A, B1, B2, B6, E e K; sais minerais; fitonutrientes; enzimas; clorofila (estimulando a criação de sangue) e ferro.

Consiste em 65-71% de proteína, a maior concentração encontrada em qualquer alimento. 

É anti-inflamatório, anti-alergias e ajuda a melhorar a performance física e desportiva.

tomate

O tomate não é um legume mas sim um fruto. 

Rico em: licopeno (agente anticancerígeno); vitaminas A e C, e complexo B; fisetina (ajuda a despertar o cérebro).

Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio. 

É um alimento de baixo teor calórico.

A vitamina B2 (riboflavina) protege contra distúrbios nos olhos, os distúrbios digestivos e ferimentos na boca e apresenta ainda outros benefícios provenientes da vitamina C que aumenta a imunidade contra os resfriados e contra outras infecções.

uva

Rica em: vitaminas do complexo B; vitamina C; sais minerais (ferro, cálcio e potássio).

A uva é fonte de hidratos de carbono (frutose), importantes para o fornecimento de energia para o corpo. 

A casca da uva possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controlo do colesterol. 

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